A oração pessoal
A oração pessoal

"Levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. Enquanto orava, modificou-se o aspecto do Seu rosto e as vestes tornaram-se-Lhe de uma brancura fulgurante." (Lc 9, 28-29) Tal como Cristo Se transformou pela oração, também ela nos transforma. Essa transformação exige esforço da nossa parte, mas a alegria de estar com Deus é tão grande que vale a pena.

A oração pessoal é indispensável para criar ou estreitar uma relação de amizade e de amor com Deus - pois só estando com Ele é que Ele Se nos dá a conhecer. Para aprendermos a rezar podemos criar um tempo, uma hora certa, no nosso dia para a oração. Podemos escolher uma posição física e um local que convidem à oração: "entra no teu quarto e reza em segredo a teu Pai" (Mt 6, 6-7). Devemos fazer silêncio, para que o Senhor fale (1 Sam 3,10). Uma das formas que Deus tem de nos falar é através de frases (escritas ou ditas) ou acontecimentos (pormenores ou sinais) que, sem razão aparente, nos chamam a atenção. Podemos falar-Lhe do que nos preocupa, daquilo que não sabemos resolver, mas também das nossas alegrias e projectos - o Senhor acolhe a nossa espontaneidade. Podemos até nem fazer nada, numa atitude de adoração e contemplação.

A oração pessoal é única, pois brota de uma relação só nossa, "pessoal", com Deus. Por fim, a oração pessoal tem uma misteriosa capacidade de nos unir àqueles por quem rezamos, e nesse aspecto é um dos sustentáculos "invisíveis" da equipa.