O Secretariado Internacional
O Secretariado Internacional

Definição

Inicialmente a Equipa de Animação Nacional francesa fazia a ligação internacional, mas a partir de certa altura o trabalho era demasiado e foi necessário formar a primeira equipa de Secretariado Internacional (S.I.). Na sequência do Encontro Internacional 85 o S.I. ficou sediado em Paris (França). Depois do Encontro Internacional 95 a sua sede passou para Lisboa (Portugal).

O S.I. é uma equipa constituída pelo responsável internacional, pelo padre e casal assistentes da E.A.I. e por uma série de jovens equipistas. Esta equipa deve ser constituída, tanto quanto possível, por membros dos diversos países onde o Movimento está implantado. Uma missão fundamental do S.I. é rezar pelo Movimento internacional.

O S.I. reúne-se mensalmente, em geral durante um dia inteiro, ao longo do qual se faz a volta aos países e se preparam as próximas tarefas. As distâncias geográficas, as diferenças de sensibilidades e modos de viver as E.J.N.S., e as dificuldades e o custo dos contactos com os diversos países são as maiores contrariedades com que o S.I. tem que se debater. De dois em dois anos muda o responsável internacional e com ele parte ou a totalidade da equipa.

 

 

Tarefas

O S.I. tem por missão:

manter a ligação com os diversos países (contactando regularmente com o respectivo responsável nacional por correio, telefone, fax e-mail, etc.);

apoiar de forma especial aqueles países que tiverem maior necessidade;

administrar as quotas pagas pelos países (que servem para cobrir despesas de comunicação, contribuem para pagar parte das viagens de representantes de países mais distantes, etc.);

fomentar o desenvolvimento do Movimento em novos países, nomeadamente com a ajuda das Equipas de Nossa Senhora;

manter o contacto com o Vaticano, através do Conselho Pontifical para os Leigos e outras instâncias;

representar as E.J.N.S. nas Jornadas Mundiais da Juventude;

organizar as reuniões semestrais da E.A.I.;

elaborar os documentos e preparar as decisões a serem tomadas pela E.A.I.;

programar e organizar o Encontro Internacional, que se realiza bienalmente.